sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lombo de Porco com Laranja


Receita original daqui. Eu alterei umas coisitas.


Bem, eu adorei este lombo! Ficou mesmo muito bom e nada seco. O molho ficou delicioso, e mal posso esperar por repetir a receita :)

Ingredientes:
1 lombo de porco
1 laranja
1 raminho de alecrim
massa de pimentão
4 ou 5 dentes de alho
1 limão
1 cálice de vinho branco
1 cálice de vinho do porto
Sal e Pimenta

No dia anterior, cortam-se os dentes de alho a meio (longitudinalmente) e fazem-se uns pequenos golpes na carne com uma faca. Colocam-se uma metade de alho em cada buraquinho. Num recipiente que possa ir ao forno, pincela-se a carne com a massa de pimentão, rega-se com o sumo da laranja, e tempera-se com sal e pimenta e com as folhinhas de alecrim e deixa-se a marinar durante a noite. Como eu fiz o lombo para o jantar, só o temperei de manhã e deixei a marinar até à noite.

Leva-se a carne ao forno no recipiente em que esteve a marinar a 220º e tapa-se com papel de aluminio. Ela vai demorar um tempo a assar. O pedaço que arranjei hoje demorou cerca de 2 horas a assar.
Entretanto mistura-se o sumo do limão com o vinho do porto e o vinho branco.
Quanto estiver quase assada, tira-se o aluminio e rega-se com o caldo dos vinhos com o limão. Vai-se virando a carne de vez em quando e regando sempre com o molho.
Quando estiver assado, corta-se em fatias e rega-se com o molho.


Eu servi com couves de bruxelas salteadas, receita que irei colocar aqui um dia destes e que tirei daqui. Ficaram uma maravilha, infelizmente nem toda a gente é apreciadora destas couvinhas maravilhosas! Eu gostei bastante, e concerteza também irei fazer mais vezes :)

1 comentário:

moranguita disse...

hum que delicia que esta esse lombvo
que belo molhinho
beijinhos

Blog Widget by LinkWithin